Jornalistas angolanos pedem ampliação das fontes de informação
Jornalistas angolanos pedem ampliação das fontes de informação
Nesta quarta-feira (9), jornalistas da província de Cunene, ao sul de Angola, pediram aberturas das fontes de informação utilizadas por órgãos públicos de comunicação social do país. Em comemoração ao Dia Internacional do Jornalista, instituído em oito de setembro, profissionais de imprensa lembraram a necessidade de ampliação dos contatos, para aumentar a credibilidade e imparcialidade nas publicações.
Na avaliação do jornalista Domingos José, da Rádio Nacional de Angola (RNA), são explícitas as dificuldades de acesso à informação pelos profissionais de Angola, o que inviabiliza a prática do Jornalismo.
Para o jornalista da Televisão Pública de Angola no Cunene (TPA), Mateus Nekanda, muitos políticos e detentores de cargos públicos esquecem do dever de repassar os acontecimentos e omitem informações.
"Em alguns casos o jornalista é mal interpretado e a fonte furta-se de dar a informação ou aquele dado noticioso preciso, de modo a completar a matéria para informar com maior precisão e objetividade, situação que dificulta a promoção de um jornalismo imparcial", declarou Nekanda.
O Dia Internacional do Jornalista foi instituído em memória ao repórter tcheco Julius Fucik, morto em 1943, durante a 2ª Guerra Mundial. A informação é da agência Angola Press.
Leia Mais
-
-






