Jornalista Waldimir Maria Leite morre em Recife (PE), vítima de infecção respiratória

Jornalista Waldimir Maria Leite morre em Recife (PE), vítima de infecção respiratória

Atualizado em 01/07/2010 às 09:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista e escritor Waldimir Maia Leite morreu na última quarta-feira (30), após contrair uma infecção respiratória. Leite foi diagnosticado com câncer na pélvis há dois meses, e estava internado na UTI Coronária do Hospital Santa Joana, em Recife, Pernambuco.

De acordo com o jornal Diário de Pernambuco , o escritor publicou diversos livros e ganhou o Prêmio Recife de Humanidade. Durante 51 anos, Leite trabalhou no veículo como repórter, editor, subsecretário de redação e colunista. Além disso, o profissional foi assessor de imprensa da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, do Sindicato dos Jornalistas e da Associação de Imprensa Pernambucana.

Para o presidente dos Diários Associados do Nordeste, Joezil de Barros, Leite fazia um jornalismo que poucos conseguem fazer: "O espírito lúdico e poético o perseguiam. Foram mais de 50 anos no Diário e ele era de uma geração de poetas, como Mauro Mota, Costa Porto, César Leal, Antônio Camelo. Eles praticavam um jornalismo que hoje não mais se vê. Podemos dizer que ele faz falta", declarou Barros.

O escritor chegou a ocupar uma cadeira na Associação Pernambucana de Letras (APL). Leite, que tinha 84 anos, deixa sete filhos e uma seleção inacabada de histórias em forma de poemas, que dedicava aos netos. O sepultamento do jornalista será realizado no Cemitério Parque da Morada da Paz, nesta quinta (01/07), em Pernambuco.