Jornalista turco escapa de ataque enquanto aguardava sentença em frente a tribunal
Nesta sexta-feira (6/5), o jornalista turco Can Dundar, editor-chefe do jornal de oposição Cumhuriyet, escapou de u
Nesta sexta-feira (6/5), o jornalista turco , editor-chefe do jornal de oposição Cumhuriyet, escapou de um ataque armado em frente ao tribunal de Istambul. Ele e seu colega Erdem Gül eram julgados por “revelar segredos de Estado” e aguardavam a sentença da Justiça.
Crédito:Reprodução Jornalista escapou ileso da tentativa de assassinatoSegundo AFP, um homem, cuja identidade não foi revelada, disparou diversos tiros na direção de Dundar gritando “traidor”. Durante o ato, ele feriu um jornalista que estava no local, que passa bem. O suspeito acabou se rendendo à polícia diante das câmeras.
À reportagem do The Guardian, o jornalista falou sobre o atentado. "No espaço de duas horas passei por duas tentativas de assassinato: uma com uma arma, o outro judicial”.
Os jornalistas eram acusados de revelar segredos de Estado e tentativa de golpe, após revelarem em 2014 em artigo e vídeo que o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan forneceu armas a grupos jihadistas na vizinha Síria.
Dundar foi condenados a 5 anos e 10 meses de prisão, enquanto Gül pegou pena de 5 anos. "Este é um veredicto contra jornalismo e nós não aceitamos isso", disse Gül na saída do tribunal. Apoiadores dos jornalistas ficaram indignados com o resultado do julgamento e passaram a gritar: "A imprensa livre não pode ser silenciada".
Assista ao vídeo:
Leia também
-
-
-






