Jornalista turca é absolvida após criticar investigação sobre o governo

Um tribunal de Istambul absolveu a jornalista e apresentadora turca Sedef Kabas, detida por criticar em seu perfil no Twitter o arquivamentode uma investigação sobre corrupção que afetava pessoas próximas ao presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

Atualizado em 06/10/2015 às 14:10, por Redação Portal IMPRENSA.

a jornalista e apresentadora turca , detida por criticar em seu perfil no Twitter o arquivamento de uma investigação sobre corrupção que afetava pessoas próximas ao presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.
Crédito:Reprodução/Twitter Jornalista foi absolvida por criticar governo turco no Twitter
De acordo com a Associated Press, o tribunal avaliou que a mensagem escrita por Sedef na rede social no ano passado não cumpria os requisitos para constituir um crime. Ela havia sido acusada de "insulto" e "resistência à polícia em seu cumprimento do dever".
A pena imposta pela justiça local era de cinco anos e exigia que a jornalista respondesse pelo tuíte que "incriminava o promotor". "Nunca se esqueçam de Hadi Salihoglu, o procurador que caiu em uma investigação por esquema de corrupção", dizia a postagem.
A investigação sobre o caso de corrupção havia sido arquivada após a justiça considerar que não havia "provas adequadas" e nem confiança na "natureza do delito" de indivíduos próximos ao presidente.