Jornalista russo é proibido de entrar em 26 países da Europa

A Polônia proibiu o jornalista russo Leonid Svridov de entrar em seu território até o ano de 2020. Além de não poder pisar em solo polonês, ele também fica impossibilitado de ir aos países que fazem parte da zona de Schengen, que engloba 26 nações da Europa.

Atualizado em 06/05/2016 às 13:05, por Redação Portal IMPRENSA.

russo de entrar em seu território até o ano de 2020. Além de não poder pisar em solo polonês, ele também fica impossibilitado de ir aos países que fazem parte da zona de Schengen, que engloba 26 nações da Europa.

Crédito:Reprodução Leonid Svridov não pode se deslocar por 26 países da Europa
Segundo o site Sputnik, a decisão afirma que a permanência de Svridov na Polônia “viola os interesses” do país. Em outubro de 2014, o Ministério das Relações Exteriores já havia revogado o credenciamento de imprensa do jornalista, que é acusado de espionagem.

Svridov também já tinha perdido o direito de residir no país por motivos não específicos. Desde dezembro de 2015, ele voltou para Moscou e iniciou um processo judicial contra as autoridades polonesas em decorrência dessa decisão.

O episódio de Svridov foi incluído no relatório sobre liberdade de imprensa da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), documento que mostra casos de violação de direitos dos jornalistas.