Jornalista Roxane Saberi foi condenada por possuir documento secreto do Irã

Jornalista Roxane Saberi foi condenada por possuir documento secreto do Irã

Atualizado em 13/05/2009 às 08:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Saleh Nikbakht, um dos advogados da jornalista norte-americana Roxane Saberi - libertada de uma prisão no Irã após três meses de detenção - afirmou nesta quarta-feira (13) que o processo contra ela foi baseado no fato de ela ter obtido um relatório confidencial do governo a respeito da invasão norte-americana no Iraque.

A jornalista teria copiado o relatório de um órgão de pesquisas ligado à presidência iraniana. "Ela havia obtido um relatório que, na época, o Centro para Pesquisas Estratégicas havia preparado sobre o futuro ataque da América ao Iraque", disse Nikbakht à agência de notícias Reuters.

Condenada a oito anos de prisão, sua pensa foi diminuída para dois anos porque "ela não tinha más intenções e não usou [os documentos]", declarou o advogado.

Repercussão na ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, elogiou, na última terça-feira (12), a libertação da jornalista norte-americana Roxane Saberi, presa no Irã desde janeiro deste ano. A informação é da agência Efe. Segundo o porta-voz da Onu, Farhan Haq, Ki-Moon está satisfeito com a medida, após ter aberto o diálogo com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pela soltura da profissional.

Roxane Saberi residia em Teerã, capital do país islâmico, desde 2003, onde trabalhava como free lancer para as redes de TV Fox e BBC. Em janeiro deste ano a jornalista, que possui ascendência iraniana herdada pelo pai, foi presa, acusada de realizar espionagem contra o Irã.

Em 18 de abril, o tribunal iraniano impôs uma pena de oito anos de prisão à profissional. Após entrar com um pedido de apelação junto às autoridades locais, o advogado da jornalista conseguiu que a pena fosse reduzida para dois anos de detenção. No recurso de defesa, Roxane ainda obteve o direito de ser deportada para os Estados Unidos para cumprir pena em sua terra natal.

Leia Mais

-