Jornalista relata a experiência de trocar carro por bicicleta em blog
A jornalista Natália Garcia, alegando estar cansada do trânsito da capital de São Paulo, passou a usar bicicleta e metrô, a partir de 2008, quando se interessou em estudar o planejamento urbano, bem como propostas de melhorias para as cidades.
"Ganhei meu primeiro carro aos 19 anos e aos 24 eu já era a típica motorista paulistana estressada, tinha até problemas cardíacos de saúde. Daí comecei a flertar com a possibilidade de pedalar em vez de usar meu carro para me locomover", explica Natália.
Em busca de informações para promover "um trânsito mais saudável", a repórter entrevistou o urbanista dinamarquês Jan Gehl, responsável por recuperar o título de "cidade das bicicletas" de Copenhague, capital da Dinamarca.
O urbanista orientou Natália a visitar a cidade paranaense Curitiba, que, segundo ele, é o melhor exemplo brasileiro, onde a jornalista morou durante um ano, produzindo matérias sobre mobilidade urbana. Neste período, se preparou para uma viagem de um ano, por 12 cidades em diferentes países do mundo, relacionadas a projetos de Gehl. "Eu nunca tive um modo de vida mais saudável", relata a jornalista.
Leia mais
-
-
-






