Jornalista recebe ordem de prisão por fraude em concurso da Abin

Jornalista recebe ordem de prisão por fraude em concurso da Abin

Atualizado em 08/12/2010 às 19:12, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista Antonio Carlos Vilela e mais vinte pessoas são acusadas de fraude em concurso para oficial e agente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), realizado em 12 de outubro de 2008, informa o site Bahia Notícias.

A 3ª Vara da Justiça Federal de Santos (SP) decretou a prisão preventiva da quadrilha formada pelo jornalista, junto aos advogados Antonio Di Luca e Edgard Rikio Suenaga, dos policiais rodoviários federais Maurício Toshikatsu Iyda e Renato Maia Sciarretta e do comerciante Pedro de Lucca Filho.

O grupo criminoso furtava o conteúdo das provas, vendia o gabarito por R$ 80 mil e elaborava as respostas. Fernanda Leal Dias Mongon, oficial de inteligência da Abin, também recebeu ordem da Justiça para afastamento do cargo após ser aprovada no concurso da Abin, em São Paulo (SP), com acesso ao gabarito.

Vilela e Suenaga chegaram a utilizar ponto eletrônico para passar as respostas aos candidatos. Um deles resolveu colaborar com as investigações. O jornalista e o advogado responderão pelos crimes de receptação qualificada, fraude à concorrência e tentativa de estelionato, assim como doze candidatos envolvidos.

Leia mais

-

-