Jornalista que jogou sapatos em Bush critica conflitos no Iraque em livro

Jornalista que jogou sapatos em Bush critica conflitos no Iraque em livro

Atualizado em 20/12/2010 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Conhecido mundialmente pelo arremesso de seus sapatos contra o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em 2008, o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi lançou na última semana um livro, no Líbano, em que denuncia os traumas de guerras durante o regime ditatorial de Saddam Hussein e critica as ações militares norte-americanas desde a Guerra do Golfo, em 1991.

A obra "A Última Saudação ao Presidente George Bush" tem o objetivo de "mostrar o sofrimento do povo iraquiano", comenta al-Zaidi, que acredita que "a Casa Branca empreendeu uma guerra contra o povo, e não contra o regime" após a invasão em 2003, informa EFE.

O jornalista reconhece que o ataque a Bush lhe rendeu muitas oportunidades, mas também nove meses de prisão e torturas. Cicatrizes nas pernas e nas costas, além de um nariz quebrado foram o resultado das agressões em cárcere.

Atualmente, trabalha como assessor midiático no canal de televisão "New TV", em Beirute, capital libanesa, e denuncia em palestras os crimes de guerra ocorridos no Iraque.

"Continuarei minha luta pelo meu país. Minha segurança é a última das minhas preocupações", observa ele, sobre as frequêntes ameaças da qual é alvo. al-Zaidi insiste que voltará em breve ao seu país, onde já processou o primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, e o subdiretor dos serviços de Inteligência do país, Samir Haddad.

Quando retornar, o escritor pretende realizar um abaixo-assinado para levar George W. Bush à Justiça pela morte de milhares de iraquianos. Para ele, a culpa da guerra em seu país recai também sobre o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair, aqueles que legitimaram a invasão e os políticos nacionais, os quais acusa de corrupção.

"Sinto que meu povo precisa de mim e devo estar com ele. Minha vida está ali. É meu país, não posso abandoná-lo e não o deixarei por todos os castelos do mundo", diz.

Todos os lucros obtidos com a venda do livro serão destinados à fundação al-Zaidi, com sede em Genebra, na Suíça, e que se dedica ao "apoio às vítimas da ocupação norte-americana".

Leia mais

-