Jornalista que jogou os sapatos em Bush pede asilo à Suiça
Jornalista que jogou os sapatos em Bush pede asilo à Suiça
O jornalista iraquiano que atirou os sapatos contra o então presidente norte-americano, George W. Bush, pediu asilo político à Suíça. A informação é do diário Tribune de Geneve . De acordo com o advogado do profissional, Mauro Pogllia, no Iraque Muntazer Al-Zaidi estaria à mercê de grupos extremistas, o que impediria sua atuação como jornalista.
Pogglia declarou, em entrevista ao jornal Tribune de Geneve , que o pedido já foi encaminhado ao Departamento Suíço de Negócios Estrangeiros. Segundo ele, o aval no asilo de Muntazer não colocaria o país a favor ou contra a ação do jornalista.
"Apesar de numerosos iraquianos apoiarem o seu ato, ele está à mercê de extremistas de todo o tipo. E de outros loucos que querem o transformar num mártir de sofrimento de um povo", ressaltou o advogado.
Na avalição de Pogglia, Muntazer poderá sofrer ameaças e "pressões terríveis", caso continue no Iraque. O advogado ainda afirmou que a intenção é de que o jornalista seja julgado o mais rápido possível, prevendo pena em dinheiro ao cliente.
De acordo com as leis iraquianas, Muntazer al Zaidi poderá ser condenado a 15 anos de reclusão, por ofender um chefe de estado estrangeiro.
Leia Mais
-
-






