Jornalista que atirou sapatos em George W. Bush vai concorrer ao legislativo do Iraque
Conhecido por ser o jornalista que em 2008 arremessou dois sapatos em George W. Bush - o presidente dos Estados Unidos à época -, Muntadhar
Al Zaidi é candidato a deputado na eleição ao legislativo do Iraque que vai ocorrer neste sábado, 12. Aos 39 anos, o postulante ao cargo de congressista vai concorrer por um partido nanico composto por xiitas simpatizantes do comunismo.
Crédito:Reprodução "Feito" foi celebrado com a moldura de um sapato de bronze
O ato de uma década atrás rendeu popularidade a Al Zaidi. “Eu joguei meus sapatos no rosto de Bush, o criminoso. Isso traduziu a raiva do povo iraquiano que se recusava a viver sob o domínio da colonização americana”, disse em entrevista à RFI. A consequência, porém, foi uma condenação a três anos em cárcere, da qual cumpriu nove meses – três deles na solitária de um presídio, onde passou por sessões de tortura.
O jornalista passou a se interessar por política e se tornou um ativista dos direitos humanos desde que as tropas dos Estados Unidos deixaram o Iraque, em 2011. “Decidi disputar um mandato de deputado para lutar contra a corrupção e defender os direitos humanos. O jornalismo está ligado à política, e quem melhor que um jornalista para executar esse trabalho? Um religioso? Certamente não! Sou um filho do povo e dos pobres, que entende a dor dos mais necessitados”, explicou-se.
Leia mais:






