Jornalista que atirou sapatos em Bush pode virar ativista ao deixar prisão
Jornalista que atirou sapatos em Bush pode virar ativista ao deixar prisão
O jornalista iraquiano Muntadhar al-Zeidi, famoso por atirar seus sapatos contra o ex-presidente norte-americano, George W. Bush, será libertado na próxima segunda-feira (14), após nove meses de prisão.
Segundo a Associated Press, a família do jornalista informou que ele poderá se tornar ativista, usando sua fama mundial para promover causas humanitárias. Condenado a três anos de prisão em março deste ano, al-Zeidi teve a pena reduzida para um ano, e deve sair três meses antes do previsto por bom comportamento.
"Acredito que al-Zeidi deve largar seu trabalho como jornalista, porque ele será ignorado ou boicotado por funcionários do governo. Em vez disso, ele me disse estar interessado em trabalhar em uma organização humanitária ou se tornar ativista pelos direitos das mulheres e dos órfãos", declarou seu irmão, Dargham.
| Reprodução |
| Jornalista atirando sapatos durante coletiva |
Enquanto isso, a emissora que o jornalista trabalha, a Al-Baghdadiya, espera sua volta, pois com isso a audiência deve subir. O gerente do canal, Abdul-Hamid al-Sayah, afirmou que o profissional é muito ligado à emissora. "Até onde eu sei, pelo que ele me disse - e eu falo com ele semanalmente -, al-Zeidi voltará para trabalhar na Al-Baghdadiya", disse.
A emissora planeja uma entrevista coletiva com al-Zeidi e uma aparição em um talk show, no qual ele explicará suas ações, explicou o gerente. Além disso, o jornalista poderia escolher trabalhar como correspondente no exterior, na Jordânia, no Egito ou na Síria.
Leia mais






