Jornalista que atirou sapatos em Bush pode ser libertado em setembro
Jornalista que atirou sapatos em Bush pode ser libertado em setembro
Preso desde dezembro do ano passado, o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi, que tornou-se conhecido por atirar seus sapatos contra o então presidente norte-americano George Bush, pode ser posto em liberdade no próximo dia 14 de setembro, segundo seu advogado. No entanto, essa informação é contestada pela famíla do jornalista. Inicialmente sentenciado a três anos de prisão, al-Zaidi teve a pena reduzida por bom comportamento para um ano e então abreviada para nove meses.
Em um ato de protesto durante a visita de Bush ao Iraque, ao arremessar seu par de sapatos Muntazer tornou-se um fenômeno no mundo árabe, reunindo em sua atitude parte da opinião dos habitantes dos países ocupados pelas Forças de Coalisão. "O protesto de al-Zeidi expressou o desejo real e os sentimentos do povo iraquiano. Sua raiva contra Bush é resultado do sofrimento de seu povo", afirmou o parlamentar sunita Dhafir al-Ani, lembra a agência de notícias AP.
Segundo a agência Efe, a família do jornalista afirma que um dos juízes do Tribunal Penal Central de Bagdá, o magistrado Rashid Falih, declarou que a resolução sobre a libertação de Muntazer será emitida na próxima semana, portanto, ainda não há data definida para que ele deixe a prisão.
Leia mais






