Jornalista que atirou os sapatos em Bush é libertado no Iraque
Jornalista que atirou os sapatos em Bush é libertado no Iraque
O jornalista iraquiano Muntazer AL-Zaidi, que arremessou os sapatos contra o ex-presidente dos EUA, George W.Bush, foi libertado nesta terça-feira (15). Preso em dezembro de 2008, o funcionário da TV Al-Baghdadiya passou nove meses em cárcere, após condenação por "agressão contra um chefe de estado em visita oficial".
A soltura do jornalista deveria ocorrer na última segunda-feira (14), mas foi adiada em 24 horas por questões administrativas. De acordo com a família, al-Zaidi será encaminhado a um país árabe, ainda não divulgado, para receber tratamento médico pelas torturas recebidas na prisão.
Em dezembro de 2008, durante visita oficial de Bush ao Iraque, al-Zaidi jogou os sapatos contra o então presidente norte-americano George W.Bush. Na ocasião, ao arremessar o calçado, o jornalista ainda disse: "Este é o beijo de despedido, seu cão".
Pelas leis do Iraque, jogar os sapatos e chamar alguém de "cão" são ofensas severamente condenáveis. Após o incidente, o jornalista foi sentenciado a três anos de prisão, mas teve pena reduzida a um ano de detenção. Al-Zaidi cumpriu nove meses e, por bom comportamento, foi libertado.
Leia Mais
-
-






