Jornalista que atirou os sapatos em Bush diz que "sorriso frio" do presidente provocou o ato
Jornalista que atirou os sapatos em Bush diz que "sorriso frio" do presidente provocou o ato
O jornalista Muntazer Al-Zaidi, que arremessou os sapatos contra o presidente norte-americano George W. Bush, em dezembro de 2008, apareceu pela primeira vez em público desde o incidente, ocorrido em Bagdá. A informação é da EFE. O profissional disse que o "sorriso frio" do chefe de estado dos EUA teria provocado o ato. Al-Zaidi está preso desde dezembro e será julgado em março pela corte iraquiana, podendo pegar até 15 anos de detenção.
"Senti que o sangue dos inocentes corria debaixo dos meus pés quando vi o sorriso frio de Bush, que veio para se despedir do Iraque na última ceia, após deixar mais de um milhão de mártires, além da destruição econômica e social do país", disse o jornalista, em audiência no Tribunal Central Penal do país.
As autoridades iraquianas adiaram o julgamento, para estudar com mais cautela o caso. O objetivo é saber se, na ocasião do incidente, Bush realmente estava em visita solene ao país, o que enquadrará Al-Zaidi no código do país que remete a "agressão contra chefe de estado estrangeiro em visita oficial". Caso seja confirmado, o jornalista poderá receber pena de até 15 anos de prisão.
Leia Mais
-
-






