Jornalista que arremessou sapatos em Bush chega a Suíça como turista
Jornalista que arremessou sapatos em Bush chega a Suíça como turista
O jornalista iraquiano que ganhou notoriedade ao arremessar um par de sapatos no ex-presidente norte-americano George W. Bush, Muntazer al-Zaidi, chegou nesta terça-feira (13) ao aeroporto de Genebra (Suíça) com um visto de turista, de acordo com informações da emissora Suisse Romande. O jornalista estava acompanhado de seu irmão e encontrou seu advogado, Mauro Poggia.
O voo que trouxe o jornalista veio de Beirute, capital egípcia, onde al-Zaidi tinha buscado abrigo semanas após ter ficado nove meses preso e se tornado um símbolo da opinião do mundo árabe a respeito da política externa dos EUA.
Na semana passada, segundo informa a agência de notícias Efe, o jornalista havia conseguido um visto turístico da Suíça, o que permitirá que ele permaneça no país por três meses.
O advogado de Zaidi disse que o jornalista tem planos de criar uma fundação com sede em Genebra, cuja intenção é divulgar para o mundo a experiência do povo iraquiano desde a ocupação de forças aliadas no país, em março de 2003.
Após ser libertado da prisão em Bagdá, o jornalista afirma quer foi torturado e mostra-se disposto a morar na Suíça por considerar o país neutro e não ter apoiado a ofensiva ao Iraque.
Zaidi tem planos ainda de reunir as famílias iraquianas afetadas pela ocupação norte-americana e processar o ex-presidente norte-americano George W. Bush.
Leia mais






