Jornalista preso por tuíte é libertado no Marrocos

Preso na quinta-feira (26/12), o jornalista e ativista marroquino Omar Radi foi libertado sob fiança nesta terça-feira (01/01). Crédito:

Atualizado em 02/01/2020 às 10:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Preso na quinta-feira (26/12), o jornalista e ativista marroquino Omar Radi foi libertado sob fiança nesta terça-feira (01/01).

Crédito:Reprodução Radi foi preso por um tuíte publicado há nove meses, criticando as sentenças dadas pelo juiz encarregado no caso dos líderes do movimento de protesto de Hirak. “Lembrem todos do juiz de apelações Lahcen Tolfi, o executor de nossos irmãos. Lacaios como ele acabam engatinhando, alegando que só cumpriram ordens. Não se esqueça nem perdoe”, escreveu.

O jornalista pediu para sair da prisão por questões humanitárias, já que sofre de asma. De início seu pedido foi negado, mas o juiz investigador do tribunal de primeira instância de Ain Sebaa, de Casablanca, emitiu a medida provisória para libertação.

A prisão de Radi causou alvoroço no país. Centenas de pessoas se reuniram em Rabat no sábado para exigir sua libertação e arquivar as acusações contra ele.