Jornalista peruana se diz inocente da acusação de espionagem para a Rússia

Jornalista peruana se diz inocente da acusação de espionagem para a Rússia

Atualizado em 01/07/2010 às 15:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A jornalista peruana Vicky Peláez disse ser inocente em relação às acusações da Justiça norte-americana de que ela e seu marido prestariam serviços de espionagem para a Rússia, informou o advogado do casal, Carlos Moreno, à Efe nesta quinta-feira (01/07).

"Vicky diz que essas acusações são uma autêntica ficção científica e que não tem nada a ver com isso. Ela pensa que a motivação para a acusação vem de sua coluna e pelas posições antiamericanas que assume nela", disse Moreno.

Colunista do jornal em espanhol El Diário/La Prensa , com sede em Nova York, Peláez é conhecida por escrever textos em que defende líderes progressistas latino-americanos, principalmente o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Assim como outras nove pessoas, a jornalista e seu marido Juán Lázaro foram presos no último domingo (27). Segundo documentos judiciais divulgados pelas autoridades dos Estados Unidos, o casal fez, durante anos, viagens a um país sul-americano para "passar mensagens secretas" aos oficiais do governo da Rússia, e recebiam dinheiro pelo serviço.

Na tarde desta quinta, a Justiça norte-americana fará uma audiência para que sejam lidas as acusações contra todos os presos. Também será determinado se os acusados terão o direito a ficar em liberdade pagando uma fiança.

O Consulado Geral do Peru nos Estados Unidos afirmou estar atento para que a jornalista seja julgada de acordo com o legítimo e devido processo.

Leia mais

-
-