Jornalista Patrícia Campos Mello será condecorada pelo governo da França

Ordem Nacional do Mérito foi criada pelo governo de Charles de Gaulle, em 1963

Atualizado em 09/08/2021 às 11:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, receberá nesta segunda-feira a Ordem Nacional do Mérito, honraria do governo francês criada em 1963 pelo governo Charles de Gaulle. A condecoração será entregue Brigitte Collet, embaixadora da França no brasil, e pelo cônsul-geral da França Yves Teyssier d’Orfeuil.
A insígnia é oferecida a pessoas com "méritos notáveis" no exercício de suas funções. Patrícia ganhou notoriedade internacional em 2018, quando publicou reportagem sobre o disparo de fake news durante as eleições presidenciáveis bancadas por empresários. Crédito:Divulgação Patrícia Campos Mello A jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo Pelo trabalho, que apontava o então candidato Jair Bolsonaro (sem partido) como maior beneficiário do disparo de mensagens, Patrícia virou alvo de ofensas de políticos, incluindo o próprio presidente, aliados e apoiadores.
Nos dois anos seguintes, ela se tornou uma das jornalistas mais premiadas do país, como Troféu Especial do Premio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, International Freedom Award e Maria Moors Cabot, mais antiga premiação de jornalismo do mundo, concedido pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos
Mulher IMPRENSA
Em 2020, Patrícia Campos Mello foi homenageada pela 14ª edição do Troféu Mulher IMPRENSA ao lado de Vera Magalhães, que tem o objetivo de reconhecer o histórico de carreira e a importância da participação das homenageadas no desenvolvimento da comunicação no País.
“A gente vive em um ambiente de uma hostilidade aumentada nunca visto desde a redemocratização do país. Não são críticas ao nosso trabalho, são críticas preconceituosas e verdadeiras campanhas de difamação contra mulheres”, disse, à época.