Jornalista norte-americano pode ser preso por divulgar documentos obtidos legalmente

Jornalista norte-americano pode ser preso por divulgar documentos obtidos legalmente

Atualizado em 12/11/2010 às 18:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista Michael Morisy, um dos fundadores do site , que auxilia no acesso a documentos públicos, recebeu a notícia de que pode ser preso por um ano ou condenado a pagar multa caso não remova informações de seu site a respeito de um programa de assistência social de Massachusetts, EUA, informou o jornal The Boston Globe.
Especialistas consideram o MuckRock uma plataforma inovadora que agiliza e simplifica a burocracia do acesso a documentos públicos.
O site funciona assim: jornalistas e pesquisadores informam o tipo de dados que precisam e o site gera automaticamente uma solicitação de acesso,permitindo que o usuário acompanha a resposta do governo.
Morisy pode ser declarado culpado, no entanto, por um pedido bem-sucedido e amparado na Lei de Acesso a Informação americana (Freedom of Information Act) e utilizado em uma reportagem publicada em outubro. No entendimento de do governo de Massachusetts, os dados foram divulgados erroneamente, o que viola a lei federal.
"Eu nunca tinha ouvido falar de um caso em que informações divulgadas com base numa lei de acesso a informação tenham sido posteriormente vetadas", disse o jornalista ao garantir que os dados permanecerão em seu site até segunda ordem.


Leia mais