Jornalista morto no Sri Lanka recebe prêmio de liberdade de imprensa da Unesco
Jornalista morto no Sri Lanka recebe prêmio de liberdade de imprensa da Unesco
A edição deste ano do Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa, oferecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) foi atribuído ao jornalista do Sri Lanka Lasantha Wickeramatunge. Editor do jornal Sunday Leader , ele foi assassinado no dia 8 de janeiro deste ano, na capital do país.
Segundo Joe Thloloe, presidente do júri, Wickeramatunge foi "um homem que estava claramente consciente dos perigos que enfrentava, mas que ainda assim nunca se calou, nem mesmo depois de morrer" - a declaração se refere a um artigo escrito pelo jornalista dias antes do crime, no qual ele responsabilizava o governo do Sri Lanka por seu eventual assassinato.
Após a divulgação do prêmio, a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) pediu uma comissão independente para investigar o crime, que não estaria sendo investigado corretamente, informou o Sindicato dos Jornalistas de Portugal.
* No próximo dia 4 de maio, a Revista e o Portal IMPRENSA realizam o "II Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia", com o apoio da Rede Globo, ABI, OAB-SP e Fiesp. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando . As vagas são limitadas.
Leia mais






