Jornalista mexicano ameaçado recebe asilo dos EUA após seis anos de espera

Depois de quase seis anos de espera, o jornalista Ricardo Chávez recebeu asilo político dos Estados Unidos, autorização que aguardava desde 2009, após ter recebido diversas ameaças por suas coberturas acerca do narcotráfico no México.

Atualizado em 23/09/2015 às 16:09, por Redação Portal IMPRENSA.

de espera, o Ricardo Chávez recebeu asilo político dos Estados Unidos, autorização que aguardava desde 2009, após ter recebido diversas ameaças por suas coberturas acerca do narcotráfico no México.

Crédito:Reprodução Ricardo Chávez foi ameaçado por cobertura sobre o narcotráfico no México
De acordo com o Informador, o advogado do jornalista, Carlos Spector, foi o responsável por divulgar a abertura do governo norte-americano, que rejeita mais de 90% dos pedidos de asilos provenientes do México ao ano. "Ganhamos porque conseguimos provar que o jornalista é considerado inimigo do governo mexicano. É o meu terceiro caso de jornalistas do México que conseguem asilo nos EUA".

"Não é uma vitória para o advogado ou para mim, mas sim para os direitos humanos, que abre as portas para centenas de famílias que estão passando pela mesma situação", disse o jornalista, que precisou passar por dezoito provas – escritas e orais – para ter seu asilo aprovado.