Jornalista lança livro sobre briga histórica entre alunos da USP e do Mackenzie
Jornalista lança livro sobre briga histórica entre alunos da USP e do Mackenzie
O jornalista Gilberto Amendola, repórter do Jornal da Tarde , lança nesta sexta-feira (25) à noite o livro "Maria Antônia, a História de Uma Guerra". A obra explica a histórica briga entre estudantes da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) e do Mackenzie. No dia 3 de outubro de 1968, alunos das duas faculdades, que na época eram vizinhas na rua Maria Antonia, no centro de São Paulo, travaram uma batalha.
A briga começou com estudantes do Mackenzie atirando ovos contra os da USP, que cobravam pedágio para custear um congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes). O estudante secundarista José Carlos Guimarães acabou sendo morto com um tiro na cabeça, aos 20 anos. Outros três universitários foram baleados e dezenas ficaram feridos.
A batalha era ideológica: os estudantes da Faculdade de Filosofia da USP eram de esquerda. Já os alunos da Universidade Mackenzie estavam mais alinhados com idéias conservadores. A briga só terminou quando o prédio da USP foi incendiado.
O lançamento do livro será às 19 horas na Livraria Cultura, em São Paulo, que fica na av. Paulista, 2.073, tel. (011) 3170-4033.






