Jornalista lança livro sobre a censura à imprensa durante a ditadura militar
O jornalista e escritor Carlos Azevedo lançará, nesta segunda-feira (31), às 19h, no Mar Hotel, em Recife (PE), o livro "Jornal Movimento".
Histórias de censura, perseguição a jornalistas e até operações da Polícia Federal são contadas na obra. As informações são do .
A história do jornal Movimento , que é contada no livro, mostra que a publicação nasceu para ser um instrumento de imprensa a serviço da discussão política, com a colaboração de jornalistas, intelectuais e políticos engajados na oposição ao regime. O jornal teve como principal editor o jornalista Raimundo Pereira. O primeiro exemplar circulou em 7 de julho de 1975, e o último, em novembro de 1981.
Entre seus colaboradores estavam o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o cantor e compositor Chico Buarque e o jornalista Perseu Abramo. O autor do livro, Carlos Azevedo, atuou no jornal, teve militância partidária e chegou a viver na clandestinidade durante o auge da ditadura.
Antes do lançamento, às 17h, haverá um debate com o tema "Imprensa, Ditadura e Liberdade", com Fernando Morais, Raimundo Pereira e a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Ana Cláudia Elói.
Leia mais






