Jornalista lança biografia polêmica sobre Coco Chanel

Uma nova biografia da estilista francesa Coco Chanel (1883-1971), escrita pelo jornalista e escritor Hal Vaughan, revela sua possível colaboração com o regime nazista como espiã, para escapar da prisão durante a Segunda Guerra Mundial, noticia O lançamento do livro "Sleeping with the Enemy: Coco Chanel's Secret War" (Dormindo com o Inimigo: a Guerra Secreta de Coco Chanel, numa tradução livre), acontece nesta terça-feira (16), nos EUA.

Atualizado em 16/08/2011 às 12:08, por Redação Portal IMPRENSA.


Em sua vasta pesquisa por documentos da época, o jornalista compilou provas que, segundo ele, resolvem o enigmático envolvimento da estilista com o nazismo. Ele apresenta dados do número de agente nazista de Chanel, detalhes sobre seu relacionamento com os líderes nazistas Hermann Goering e Joseph Goebbels e seu envolvimento em operações na Espanha para livrar um sobrinho da prisão.
Ela também teria acobertado outros espiões e se apropriado de bens de sócios judeus. Segundo o livro, Chanel era uma , muito antes de isto se tornar uma questão para agradar os alemães".
A obra narra em detalhes o relacionamento de Chanel com o barão Hans Gunther von Dincklage, um oficial alemão dos serviços secretos, com o qual ela manteve um caso amoroso. "'Sleeping with the Enemy' fala sobre como Coco Chanel tornou-se parte da operação de inteligência alemã; como e porque foi alistada em missões de espionagem; como escapou da prisão na França depois da guerra, apesar do conhecimento de suas atividades", afirma a editora Knoff em comunicado.
Leia Mais