Jornalista iraquiano que jogou os sapatos em Bush diz que foi torturado na prisão
Jornalista iraquiano que jogou os sapatos em Bush diz que foi torturado na prisão
O jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi, libertado nesta terça-feira (15) após passar nove meses preso em uma base militar de Bagdá, afirmou que foi torturado durante o período em que esteve encarcerado. Funcionário da TV al-Baghdadyia, al-Zaidi foi condenado a um ano de detenção, após arremessar os sapatos contra o ex-presidente dos EUA, George W.Bush, em dezembro de 2008, durante visita oficial ao Iraque.
| Reprodução |
| Cena do "arremesso" |
Por ter agredido um chefe de estado norte-americano, o jornalista acredita que será perseguido pelo serviço de inteligência dos EUA. "Eles não impedirão esforços para me buscar como insurgente revolucionário", disse al-Zaidi.
Em entrevista à rede de TV local Al-Baghdadiya, o jornalista ainda afirmou que o primeiro-ministro iraquiano lhe deve desculpas. "No momento em que o primeiro-ministro Nuri Al Maliki afirmava às redes de televisão que não dormiria até que tivesse garantias de meu destino, eu era torturado da pior maneira, agredido com cabos elétricos e barras de ferro".
Muntazer al-Zaidi foi condenado em primeira instância a três anos de detenção, por "agressão a um chefe de estado em visita oficial". Após apelação dos advogados de defesa, teve a pena reduzida para um ano de prisão. O jornalista cumpriu nove meses e foi libertado, por bom comportamento. A informação é do site G1.
Leia Mais
-
-






