Jornalista iraquiano da "sapatada" em Bush será julgado no dia 31 de dezembro

Jornalista iraquiano da "sapatada" em Bush será julgado no dia 31 de dezembro

Atualizado em 22/12/2008 às 12:12, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista Muntazer al-Zaidi, que jogou os sapatos no presidente norte-americano George Bush, será julgado no próximo dia 31 de dezembro em Bagdá, informou a agência Reuters. Uma fonte judicial do país afirmou que o repórter da TV Bagdhadia será indiciado por "agressão a um chefe de estado estrangeiro em visita ao Iraque". Com base nas leis locais, a pena mínima para o incidente prevê detenção de dois anos em regime fechado.

Segundo o porta-voz do Conselho Judidicial Superior do Iraque, Abdul Satar Birqadr uma comissão de três juizes deverá comandar a audiência, que, segundo ele, não deverá se prolongar por muito tempo. "O caso não é complicado e espero que o veredicto não demore muito", disse.

Boatos relacionados a maus tratos contra o jornalista na prisão foram denunciados logo após o incidente. Em entrevista a veículos de imprensa internacionais, Uday, irmão do repórter, mencionou que Muntazer sofrera fraturas no corpo e que só pediu desculpas pelo incidente sob tortura policial.

Às vésperas das eleições provinciais do país, o primeiro-ministro do Iraque, Nuri al- Maliki, vem tentando amenizar os contornos provocados pelo ato do jornalista iraquiano. Fontes locais afirmaram que o premiê se reunira com jornalistas no último domingo (21) e prometeu fazer justiça no caso, mesmo que isso signifique a libertação de Muntazer.

Leia Mais

-

-