Jornalista iraniano preso ganha prêmio por coragem contra opressão
Jornalista iraniano preso ganha prêmio por coragem contra opressão
O jornalista iraniano Ahmad Zeid-Abadi ganhou o Prêmio Golden Pen of Freedom, na 17ª edição do Fórum Mundial de Editores, realizado em Hamburgo, na Alemanha, mas não pôde comparecer à homenagem. Zeid-Abadi está preso desde junho de 2009 por oposição ao governo e defesa dos direitos humanos em seu país. O colega jornalista Akbar Ganji recebeu o prêmio em seu lugar.
Zeid-Abadi é editor-chefe do jornal Azad e foi premiado por suas "ações corajosas contra a perseguição e grande contribuição à defesa e promoção da liberdade de imprensa".
Ganji comentou que um novo modelo político tomou posse no Irã, sem qualquer existência de eleições democráticas, e por oposição a este regime seu colega está preso."Zeid-Abadi não é um revolucionário e não acredita na violência como caminho para um sistema democrático", afirmou.
Segundo Ganji, liberal e democrata, seu colega escreveu cartas críticas ao "sultão tirano" que governa o Irã. "Ele teria dividido a honra deste prêmio com outros presos políticos", completou Ganji.
Leia mais
-
-






