Jornalista holandesa assume presidência da Associação dos Correspondentes Estrangeiros
Stijntje Blankendaal mora no Brasil desde 2001 e é correspondente dos veículos Dagblad Trouw, De Groene Amsterdammer e Vrij Nederland
Atualizado em 26/06/2015 às 09:06, por
Redação Portal IMPRENSA.
Jornalista holandesa assume presidência da Associação dos Correspondentes Estrangeiros
A holandesa Stijntje Blankendaal é a nova presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE), em São Paulo (SP). Ela mora no Brasil desde 2001 e é correspondente dos veículos Dagblad Trouw , De Groene Amsterdammer e Vrij Nederland. Também é responsável pelo programa de intercâmbio de estudantes de jornalismo da Holanda com estudantes brasileiros da Faculdade Cásper Líbero e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).Crédito:reprodução/ Linkedin Stijntje é a nova presidente da ACE, em São Paulo Segundo o Portal dos Jornalistas, Stijntje atuará ao lado da francesa Marie Naudascher, vice-presidente, e da também holandesa Sandra Korstjens, tesoureira da instituição. Marie vive no país há cinco anos e atuou como freelancer para a rádio francesa RTL, jornal Deutsche Welle e Radio Vatican. Também cobriu a Copa para veículos da Índia, Marrocos e França. Sandra mora em São Paulo desde 2012 e é correspondente do RTL Nieuws para todos os países da América Latina.
Stijntje substitui a peruana Verónica Goyzueta, que dirigiu a ACE em vários períodos, desde 1998. A nova diretoria pretende ”fortalecer a ACE através de ações culturais, consolidar a sede como lugar de trabalho e encontro para todos os associados, regularizar a entrega de carteirinhas para os associados, realizar uma coletiva de imprensa por mês, organizar viagens/saídas jornalísticas e lançar o website da ACE como ferramenta central de informação”.
Um Comitê Executivo foi aberto para apoiar as iniciativas da entidade. Integram o grupo os jornalistas Katy Sherriff (Holanda), como coordenadora da sede e da organização de carteirinhas; Tommaso Protti (Itália), na organização de coletivas e palestras; Carlos Turdera (Argentina), para projetos de conteúdo e, junto com Andrew Downie (Escócia), na gestão da mídia digital.





