Jornalista grava reações de pessoas enquanto caminha por Paris como judeu

Zvika Klein, do site israelita NRG, usou um quipá - tradicional chapéu utilizado por judeus - e foi alvo de diversos insultos.

Atualizado em 18/02/2015 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Zvika Klein, um jornalista do site israelita NRG, decidiu conferir como as pessoas em Paris reagem ao ver um judeu. Usando um quipá - tradicional chapéu utilizados por seguidores da religião - ele gravou 10 horas de caminhada pelas ruas da capital francesa e os insultos recebidos.
Crédito:Reprodução Repórter gravou agressões que recebeu por andar usando trajes judeu na França
No vídeo, com pouco mais de um minuto e meio, é possível ver pessoas lhe lançando olhares desconfiados e até cuspindo em sua direção. Filmado discretamente por um colega e seguido por um guarda-costas, a ação é semelhante ao vídeo de uma mulher andando pelas ruas de Nova York e gravando as reações de homens, que viralizou em 2014.
O vídeo termina em números: foram registrados cerca de 851 atos anti-semitas na França no ano passado - o dobro do que em 2013. De acordo com a ONG internacional Liga Anti-Difamação (ADL na sigla em inglês), a França é o país mais religiosamente intolerante da Europa Ocidental.
Assista ao vídeo: