Jornalista francês cria polêmica ao revelar identidade de fontes em matéria sobre pedofilia
Jornalista francês cria polêmica ao revelar identidade de fontes em matéria sobre pedofilia
O jornalista francês Laurent Richard, chefe de redação do programa de TV "Les Infiltrés", decidiu revelar à polícia a identidade de supostos pedófilos entrevistados por ele para uma reportagem, causando uma discussão na França sobre a proteção das fontes jornalísticas.
Feita com uma câmera escondida, a reportagem - que será exibida nesta terça-feira (06) no canal estatal France 2 - mostra o encontro de Richard com diversos homens, entre eles um sexagenário, um parisiense de 26 anos e um empresário de 35 anos que confessou abusar de sua filha de cinco anos, informou a BBC.
A reportagem demorou um ano para ser feita, e começou com o jornalista fingindo ser "Jéssica", uma garota de 12 anos, em salas de bate-papo na internet. Além disso, ele fingiu ser pedófilo para entrar em contato com redes que trocam imagens de pornografia infantil.
"Quando eu disse que era jornalista e que estava com um câmera, eles não fugiram e aceitaram falar", explicou o jornalista. Ele acabou entregando suas fontes - o que levou à prisão de 22 suspeitos na França e um no Canadá. Richard alegou que fez "o que todo cidadão deve fazer" em razão da "gravidade dos fatos" descobertos.
"Quando detemos informações que podem impedir tentativas de corrupção de menores ou o estupro de crianças, é normal levar o caso à polícia", disse. No entanto, jornalistas franceses criticaram a iniciativa de Richard. Para o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Jornalistas da França, Dominique Pradalié, "os jornalistas não devem divulgar suas fontes". Ele afirmou "estar escandalizado" com o fato.
Já o jornal Le Monde declarou que "nenhuma lei prevê que o jornalista deva denunciar criminosos por sua própria iniciativa". Hervé Chabalier, presidente da agência Capa, que produziu a reportagem, acredita que existem circunstâncias excepcionais que obrigam os jornalistas a abrir exceções em relação ao sigilo de suas fontes.
Leia mais






