Jornalista e proprietário da TV Integração sofre tentativa de homicídio no PI

Jornalista e proprietário da TV Integração sofre tentativa de homicídio no PI

Atualizado em 05/10/2009 às 18:10, por Eduardo Neco /Redação Portal IMPRENSA.

Por

O jornalista Wellington Raulino, proprietário da TV Integração, emissora da cidade de Benedito Leite (MA), foi agredido por quatro homens na tarde desta segunda-feira (5), quando voltava da cidade de Uruçui (PI). O jornalista teve um corte em sua mão esquerda, mas já foi atendido no pronto socorro local. Agora, se dirige à Teresina para uma ressonância magnética para avaliar se apresenta lesões internas.

Raulino contou a reportagem do Portal IMPRENSA que percebeu uma movimentação atípica em uma das margens do rio Parnaíba - divisa entre o Maranhão e o Piauí - quando ainda estava na balsa que faz a travessia entre os municípios de Benedito Leite e Uruçui. Se jogou então na água na tentativa de escapar dos agressores, mas, ao nadar de volta à margem da cidade de Uruçui, foi pego. "Eles me bateram com pedaços de pau e alguns tinham facas. Um deles sacou uma pistola para me dar um tiro quando uma das pessoas interferiu". Testemunhas da ação, disse Raulino, reagiram contra a tentativa de homicídio.

Jackson Coelho
Wellington Raulino

Segundo ele, o agressor armado com uma pistola é conhecido como Gilliard, irmão do prefeito de Uruçui, Dr. Valdir Soares. Raulino não soube identificar os outros três agressores.

O jornalista acredita que o ataque teria sido motivado por desavenças entre ele o prefeito da cidade em razão de reportagens que apontam supostas irregularidades em sua administração. No último sábado, o jornalista, apoiado por opositores de Soares, organizou uma exibição em frente à Câmara Municipal em que foram veiculadas matérias sobre a administração da cidade. A TV Integração, onde antes se veiculava as denúncias, está fora do ar desde o último mês de junho, quando foi incendiada por dois homens. Todo o equipamento de transmissão da emissora foi perdido.

Ainda na manhã desta segunda, Raulino teria sido atacado por um homem a mando do prefeito após uma sessão na Câmara Municipal da cidade. Na ocasião, uma filmadora do jornalista teria sido roubada. O acusado pelo suposto furto, um representante do jornal O Municipal , identificado como Adriano, alegou em depoimento que recuperou a câmera, pois Raulino não teria pago o valor acordado no momento da venda do equipamento. O jornalista nega o descumprimento do acordo e salienta que a filmadora "roubada" não era a comprada por ele de Adriano. O incidente foi registrado na delegacia da cidade, segundo informa o site Notícias Uruçui.

O jornalista ainda não registrou ocorrência pela tentativa de homicídio, mas declarou que ao voltar de Teresina pedirá ao secretário de segurança do estado e ao governador proteção da Polícia Militar do Piauí.

Outro Lado

O assessor de comunicação da Prefeitura de Uruçui, Abdoral Martins dos Santos, disse ao Portal IMPRENSA que, de fato, o irmão do prefeito, Gilliard, se desentendeu com Raulino, mas que não houve tentativa de homicídio. Segundo ele, os dois discutiram e trocaram socos em um restaurante às margens do Rio Parnaíba. Ele desmentiu a versão de Raulino de que Gilliard estaria armado e acompanhado por outras pessoas em uma emboscada.

Sobre o suposto roubo da câmera do jornalista na Câmara dos Vereradores, no mesmo dia da discussão com Gilliard, o assessor declarou que o episódio foi um acerto de contas informal entre Raulino e o suposto dono da filmadora, Adriano Oliveira, do Jornal O Municipal .

Segundo ele, Adriano "tomou" a câmera de Raulino, pois o mesmo não teria quitado a dívida assumida no momento da compra do equipamento. Ele relata, ainda, que o delegado da cidade pediu que os envolvidos no incidente resolvessem o embate sem acionar o Judiciário, mas o Raulino insistiu em registrar ocorrência.

Disse, ainda, que o irmão do prefeito irá mover ação contra o site Notícias Uruçui por difamação pedindo reparação moral ao responsável pela página.

Leia mais