Jornalista é processado por divulgar imagens de Sarkozy nos bastidores de TV francesa
Jornalista é processado por divulgar imagens de Sarkozy nos bastidores de TV francesa
O jornalista francês Augustin Scalbert, que trabalha para o site independente , está sendo processado por publicar na web um vídeo em que o presidente da França Nicolas Sarkozy se mostra mal-humorado antes de uma entrevista concedida ao canal de TV France 3.
No vídeo, Sarkozy se mostra irritado ao ter que comentar o afastamento de um jornalista na TV francesa, e pede aos entrevistadores que façam uma pergunta específica.
Segundo o portal IOL, Scalbert pode ser condenado a cinco anos de prisão e ao pagamento de multa no valor de 370 mil euros por ter divulgado as imagens. O diretor do Rue 89, Pierre Haski, declarou que considera a ação uma espécie de vingança do presidente francês contra o jornalista independente. Já o profissional de imprensa afirmou que o processo tem como objetivo pressioná-lo a revelar fontes.
O técnico do canal France 3, Christian Humbert, também está envolvido no processo judicial, acusado de roubo. Humbert pode receber pena de três anos de prisão e condenado a pagar multa de 450 mil euros.
Leia mais






