Jornalista e ex-deputado José Gomes Talarico morre no Rio de Janeiro

Jornalista e ex-deputado José Gomes Talarico morre no Rio de Janeiro

Atualizado em 06/12/2010 às 16:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Morreu na manha desta sexta-feira (6), no Rio de Janeiro (RJ), o jornalista e ex-deputado estadual José Gomes Talarico aos 95 anos. Segundo a família, um dos fundadores do PTB e PDT sofria de Alzheimer há alguns anos, informa G1.

Paulistano, Talarico trabalhou como repórter dos jornais Correio Paulistano e A Noite . Também participou da criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1938. Ainda na área jornalística, em 1944 ajudou nas negociações pela regulamentação da profissão de jornalista e na fundação do sindicato da categoria no Rio. No início da década de 1950, chefiou o serviço de imprensa do Ministério do Trabalho.

Sua carreira na política começa como suplente de deputado federal pelo Distrito Federal em 1954. Em 1962, garante uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara, tornando-se um dos principais assessores sindicais de João Goulart.

Na década de 80, como deputado estadual pelo Rio, defendeu as propostas do governador Brizola. Em 1988, filiou-se ao PMDB e tornou-se membro da diretoria da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), segundo documentos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Leia mais

-