Jornalista é detido por realizar imagens de militar uruguaio em prisão domiciliar
Jornalista é detido por realizar imagens de militar uruguaio em prisão domiciliar
A Brigada Militar de Livramento, no Rio Grande do Sul, deteve o jornalista uruguaio Gerardo Hernandéz, por gravar imagens do militar Manuel Cordero Piacentini, preso em regime domiciliar no município gaúcho. Segundo informou o jornal Zero Hora , o profissional de imprensa realizava imagens do coronel à distância, quando foi surpreendido pela polícia.
O incidente aconteceu na última sexta-feira (18). Familiares de Piacentini teriam ligado para a Brigada, informando sobre as gravações. Geraldo Hernandéz foi conduzido à Polícia Federal e liberado uma hora depois. De acordo com o jornalista, as autoridades pediram para que ele apagasse as imagens realizadas do coronel, o que não foi feito. A polícia ainda recomendou que o jornalista mantenha distância mínima de 50 metros da casa do militar.
Participante da "Operação Condor" - de repressão aos movimentos contrários às ditaduras instaladas na América do Sul - Cordeiro teria sido responsável por mortes e desaparecimento de diversas pessoas na década de 70. O coronel foi localizado em 2007 em Livramento, divisa com o Uruguai. Em agosto deste ano, o STF determinou a extradição do militar, que deverá ser levado para a Argentina.
Leia Mais
-






