Jornalista e deputado italianos são investigados por ofender o presidente do país

Jornalista e deputado italianos são investigados por ofender o presidente do país

Atualizado em 13/10/2009 às 15:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista italiano Maurizio Belpietro, diretor do jornal Libero , está sendo investigado - junto com o deputado Antonio Di Pietro - por ofender o presidente da Itália, Giorgio Napolitano.

Divulgação
Maurizio Belpietro
No dia 20 de setembro, o jornalista publicou um artigo afirmando que a repatriação de seis corpos de militares italianos mortos no Afeganistão atrasou para que o presidente pudesse continuar sua visita oficial ao Japão.

Já o deputado, ao se referir a uma lei que permite a entrada na Itália de capitais de procedência duvidosa, disse que Napolitano "realizou um ato de vileza e abdicação" diante da vontade do governo do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Segundo a agência de notícias Ansa, a Procuradoria de Roma pediu autorização ao ministro da Justiça do país, Angelino Alfano, para abrir inquérito contra Belpietro e Di Pietro. "A abertura desta investigação demonstra que nem todos os cidadãos são iguais perante a lei", pois "existe uma só pessoa protegida por um escudo, e não é Berlusconi", afirmou o jornalista.

"Espero que o ministro da Justiça autorize a ação penal contra mim, já que desejo saber, como parlamentar e cidadão, quais são os limites da minha liberdade de crítica para com o presidente da República", comentou Di Pietro.

Leia mais