Jornalista é candidato à Presidência do Burundi por partido de oposição
Jornalista é candidato à Presidência do Burundi por partido de oposição
O jornalista Alexis Sinduhije foi indicado como candidato à Presidência do Burundi pelo partido Movimento para a solidariedade e o desenvolvimento (MDB).
| Reprodução | |
| Alexis Sinduhije |
Um dos mais famosos jornalistas do continente africano, Sinduhije, 43 anos, lançou seu próprio partido político após ter renunciado, no final de 2007, a direção das estações privadas do Burundi, a Rádio Pública Africana (RPA).
"Há mais de 40 anos, os que têm dirigido sucessivamente este país apenas desviam, matam e exacerbam as divisões étnicas, com o objectivo de encher o ventre", declarou Sinduhije num discurso em kirundi (língua nacional), segundo informa a agência de notícias Angola Press.
"Caso eu ganhe as eleições presidenciais de Junho e o nosso partido o MSD também ganhe, (.) não será somente para o poder, mas será para trazer a mudança por toda a parte e a todos os níveis", prometeu. "Não temo (o presidente Pedra) Nkurunziza, as suas ameaças e intimidações não me causam medo", acrescentou.
Sinduhije é declaradamente um dos maiores opositores do partido governista Cndd-PDD. Em novembro de 2008, por conta de suas ações oposicionistas, foi preso por supostamente ter insultado o chefe de Estado do país. Em 11 de março de 2009, foi posto em liberdade após pressão da comunidade internacional.
Leia mais






