Jornalista é atacado por coronel da PM no Pará enquanto cobria evento do Judiciário

Após cobrir na semana passada a posse de César Bechara Nader Mattar Júnior na Procuradoria-Geral de Justiça de Belém, o jornalista paraense

Atualizado em 20/04/2023 às 16:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Kleyton Silva, que é assessor de comunicação do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Pará (SISEMPPA) e ex-colaborador da Amazônia Real, foi seguido e impedido de deixar o local do evento pelo coronel Leonardo Franco, da Polícia Militar do Pará.
Franco é chefe do Gabinete Militar do Ministério Público do Pará (MPPA). Com outros dois homens que faziam a segurança do evento, ele teria atacado o carro do jornalista, que precisou trancar-se no veículo enquanto pedia ajuda. Sem conseguir tirá-lo, o trio de agressores passou a ameaçar o jornalista e a fotografar a placa do carro.
Crédito:Sará Portal Policiais civis realizam perícia em carro de jornalista
Com receio de ser seguido, Kleyton voltou ao local do evento, quando o coronel Franco tentou prendê-lo e agredi-lo, sendo impedido por promotores de Justiça que estavam no local. Kleyton também acusa o coronel de revistar sua mochila sem sua presença nem consentimento.
Boletim de ocorrência

Procurados pela Amazônia Real, o comando da PM, a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup/PA) e a assessoria de comunicação do Ministério Público não comentaram o caso.
O jornalista registrou boletim de ocorrência e a polícia civl periciou seu carro e ouviu o depoimento de três testemunhas dos ataques. O Sindicato dos Jornalistas do Pará está acompanhando o caso.
Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), afirmou que o episódio de violência "gera preocupação porque vem de autoridade policial, justamente quem deveria resguardar o livre exercício profissional da nossa categoria". Ainda de acordo com ela, a Fenaj "faz coro às entidades nacionais para que as circunstâncias sejam apuradas e o jornalista tenha sua integridade preservada”.