Jornalista é ameaçado de morte por matéria sobre retirada de árvores em MG

O jornalista Guilherme de Assis, do Diário do Barão, recebeu ameaça de morte na última terça-feira (9/6) por conta de uma matéria sobre denúncias de danos ambientais na cidade de Barão de Cocais (MG).

Atualizado em 12/06/2015 às 14:06, por Redação Portal IMPRENSA.

do Diário do Barão , recebeu de morte na última terça-feira (9/6) por conta de uma matéria sobre denúncias de danos ambientais na cidade de Barão de Cocais (MG).

Crédito:Reprodução Jornalista recebeu ameaça após denunciar danos ambientais em MG
De acordo com o R7, a matéria que rendeu a ameaça retratava o dono de um terreno que foi denunciado pela Secretaria de Meio Ambiente por extrapolar a autorização de retirada de árvores de suas terras. Assis recebeu a ligação do agressor, que afirmou ser "vítima" da reportagem e pediu para que os dois se encontrassem.

"Um diretor do grupo ligou em seguida para o autor da ameaça, que reafirmou partes dos termos da ligação e disse que se tratava de 'uma questão pessoal', já que seu nome foi citado na reportagem, apesar de ele ter 'avisado' para não fazer isso", disse o jornal, em nota. O veículo também confirmou que todos os dados da matéria foram divulgados com base em documentos públicos, o que elimina qualquer ato de ilegalidade.

O Sindicato dos Jornalistas também se manifestou sobre o caso, repudiando a morte e recordando o assassinato do jornalista Evany José Metzker, que recentemente foi encontrado decapitado na cidade de Padre Paraíso (MG). "O sindicato considera fundamental o empenho das autoridades e a indignação da sociedade para que a ameaça não se efetive. Fatos como este tolhem o livre exercício profissional dos jornalistas e o direito à informação de todos os cidadãos".