Jornalista dos EUA completa seis dias detido em aeroporto de Israel

Jornalista dos EUA completa seis dias detido em aeroporto de Israel

Atualizado em 18/01/2010 às 08:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista norte-americano Jared Malsin, chefe do serviço em inglês da agência de notícias palestina Ma'an, segue detido pelo sexto dia consecutivo no aeroporto de Ben Gurion, nas proximidades de Tel Aviv, capital de Israel. De acordo com as autoridades locais, Malsin foi preso por "negar-se a cooperar, mentir para os oficiais de fronteira, e falta de clareza nos motivos de sua chegada ao país".

"Infelizmente, a situação continua sem mudanças. Jared continua detido, incomunicável, não sabemos de que ele é acusado e até agora não pudemos falar com ele", disse o jornalista americano George Hale, colega de Malsin, em entrevista à agência EFE.

De acordo com Hale, as autoridades israelenses privaram o jornalista do acesso aos pertences pessoais, deixando-o com a mesma roupa desde quarta-feira. Malsin também não pode tomar banho, nem escovar os dentes no local.

Os advogados da Ma'an formularam um pedido no tribunal de Tel Aviv para evitar que o jornalista, que tem ascendência judaica, seja expulso do país. De acordo com os documentos apresentados na Corte, as autoridades também alegam terem obtido textos que expõem críticas de Malsin ao Estado de Israel.

A Ma'an é uma agência de notícias palestina com sede na Cisjordânia e recebe financiamento dos Estados Unidos e União Europeia. Além da agência, a instituição conta ainda com uma rede de TV e uma emissora de rádio.

Leia Mais

-