Jornalista do Paquistão recebe prêmio da AFP
Jornalista do Paquistão recebe prêmio da AFP
Na última quinta-feira (08), o jornalista paquistanês Mushtaq Yusufzai, de 32 anos, foi o primeiro contemplado com o prêmio Kate Webb, concedido pela Agência France Press (AFP), a profissionais de imprensa que atuam na zona Ásia-Pacífico. Esta é a primeira edição do prêmio, criado em memória da jornalista Kate Web, repórter da AFP, que obteve destaque na carreira na cobertura de conflitos na região acima citada. Ela morreu no passado, aos 64 anos, vítima de câncer.
A intenção da AFP é homenagear, anualmente, profissionais da imprensa escrita e televisiva, que exercem a profissão em zonas perigosas. O vencedor recebe o valor de cinco mil euros, que deve ser utilizado para o financiamento de uma viagem ao exterior.
O vencedor desta primeira edição, Mushtaq Yusufzai, trabalha no jornal paquistanês The News, e conseguiu informações exclusivas que geraram importantes matérias sobre as zonas tribais do noroeste do Paquistão, local de muita atividade de combatentes extremistas islamitas. O local é considerado pelos Estados Unidos um novo refúgio da Al Qaeda e dos talibãs. Yusufzai também é correspondente internacional da rede de televisão NBC,
Oficialmente, o jornalista receberá seu prêmio em cerimônia a ser realizada no Clube de Correspondentes de Imprensa Internacional de Hong Kong. A data, no entanto, ainda não está definida.






