Jornalista do "NYT" é classificado como "persona non grata" pelo Azerbaijão

Seth Kugel foi incluído em uma lista de "pessoas indesejadas" pela prefeitura de Baku, capital do país.

Atualizado em 10/04/2015 às 16:04, por Redação Portal IMPRENSA.

A prefeitura de Baku, capital do Azerbaijão, incluiu o nome de um repórter do The New York Times em sua lista de "pessoas indesejadas". Seth Kugel foi classificado como "persona non grata" após publicar uma sobre o território disputado pelo país com a Armênia.
Crédito:Reprodução/Facebook Governo não gostou de matéria turística sobre território disputado com a Armênia
Segundo o jornal local Azernews , o Ministério das Relações Internacionais do Azerbaijão declarou, em nota, que o jornalista "distorceu" a real situação da região, "mostrando um claro desrespeito pelos leitores" do NYT . De acordo com a pasta, Kugel também desrespeitou os mais de um milhão de refugiados na região.
O jornalista escreve para a seção "Viagem" do jornal, com reportagens sobre destinos turísticos ao redor do mundo. Em sua viagem à cidade de Shusha, no território disputado entre Azerbaijão e Armênia, Kugel deu destaque para a cultura local, as paisagens naturais e a arquitetura da região, ignorando a disputa política entre os dois países.
"Gostaríamos de lembrar à administração do NYT , que publicou aquela matéria sobre 'viagens turísticas' aos territórios ocupados como se fossem 'seguros para viajantes', que seu jornalista deixou de mencionar o fato de que tráfico de pessoas, produção e comercialização de drogas, tráfico ilícito de armas e treinamento de terroristas, são crimes internacionais organizados nesses territórios", escreveu ainda o porta-voz do Ministério, Hikmet Hajiyev.
O governo do Azerbaijão exige que os interessados em visitar a região sob conflito tenham autorização do município de Baku. O jornalista foi incluído na chamada "lista negra" de pessoas que não atenderam às exigências do governo e fizeram viagens ilegais ao território. Kugel, que fala português, é também o apresentador do popular canal no YouTube " ", com dicas para brasileiros que pretendem visitar os EUA.