Jornalista do Multishow registra passagens por destinos curiosos em livro
Lançado em maio no Rio de Janeiro e no mês passado em São Paulo, o livro "Não Conta Lá Em Casa - Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo”, do jornalista e publicitário André Fran, é um projeto inspirado em seu programa homônimo exibido no canal Multishow.
O programa relata as experiências do jornalista e de seus três amigos - Leonardo Campos, Felipe Ufo e Bruno Pesca - em destinos peculiares como Coreia do Norte, Iraque, Etiópia, Tunísia, Ucrânia, Haiti e Somália.
"Foi um projeto de vida, mesmo. Queríamos tentar conhecer países mais desconhecidos do grande público, entrar em contato com questões humanitárias, de grandes causas, ver o que a gente poderia mostrar, colaborar ou até denunciar", explica.
André diz que sempre teve vontade de escrever um livro, mas não acreditava, até então, ter uma história interessante para contar. “Com as viagens do ‘Não Conta Lá Em Casa’, eu comecei a organizar todas as minhas anotações e resolvi colocar isso tudo em um livro”, afirma.
Entre os diversos destinos, o Egito entrou para a lista. Eles embarcaram logo após o primeiro momento das manifestações marcadas pela Primavera Árabe. O jornalista explica que foi uma grande experiência, pois conseguiram registrar o que as pessoas estavam passando e tiveram a oportunidade de acompanhar como tudo começou. “A situação estava um pouco mais calma, mas as pessoas que nós conversamos participaram diretamente e relataram o sentimento de que tudo estava muito em ebulição, que ainda havia coisas pra acontecer”, conta.
O autor diz ainda que todas as viagens marcaram de alguma forma. “Algumas pela beleza natural, outras pela história, como o Irã ou pela cultura, o caso do Japão, por exemplo”, relata.
André acredita que a mídia tradicional reporta os fatos de uma forma superficial. “Procuramos viajar pra mostrar algo real. Nós simplesmente caímos na estrada e vamos apresentando tudo o que estamos vendo. Então, eu acho que esse lado de mostrar a realidade da forma mais crua possível, pela grande mídia, eu raramente vi”, declara.
O “Não Conta Lá Em Casa” já segue para a sexta temporada e com destinos definidos: Israel e Palestina. O jornalista pretende ainda escrever mais uma obra. “Não será, necessariamente, uma sequência, mas, com certeza, utilizarei como pano de fundo esses países e tentar entrar em algumas questões que eu pretendo abordar”, conclui.
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves





