Jornalista do "Guardian" apresenta documento que prova espionagem da NSA à Petrobras

Uma semana após denúncias de que o governo dos EUA espionou a presidente Dilma Rousseff, documentos entregues pelo ex-analista da Agência deSegurança Nacional Americana, Edward Snowden, comprovam que a Petrobras também foi espionada.

Atualizado em 09/09/2013 às 09:09, por Redação Portal IMPRENSA.

de que o governo dos EUA espionou a presidente Dilma Rousseff, documentos entregues pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional Americana, Edward Snowden, comprovam que a Petrobras também foi espionada. As revelações foram apresentadas pelo jornalista Glenn Greenwald no último domingo (8/9) no “Fantástico”.


Crédito:Agência Senado Jornalista revelou documento que comprova espionagem à Petrobras

Segundo a Zero Hora , em nota publicada no jornal Washigton Post , a agência negou que fizesse espionagem com finalidade econômica. No entanto, o nome da Petrobras é apontado como alvo em um passo a passo para invadir redes privadas.


De acordo com a reportagem do “Fantástico”, um dos objetivos seria a obtenção de informações sobre o pré-sal, camada com até sete quilômetros de profundidade no subsolo marinho que se estende da costa do Espírito Santo até Santa Catarina.


Em 2008, Lula havia cobrado explicações do governo norte-americano sobre o reaparecimento da Quarta Frota, unidade da marinha dos EUA reativada depois de 60 anos para monitorar as águas da América Latina. O ex-presidente chegou a relacionar a decisão da Casa Branca à descoberta do pré-sal. Não há informação sobre a extensão da espionagem, nem se a NSA conseguiu entrar nos supercomputadores da estatal. A Petrobras não quis comentar a denúncia de espionagem.


Leia também

-

-

-