Jornalista do "Estadão" revela bastidores de denúncia que derrubou Valcke da Fifa
Na última quinta-feira (17/9), o jornal O Estado de S.Paulo foi o primeiro veículo do mundo a noticiar a denúncia de que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, montou um esquema de venda ilegal de ingressos da Copa 2014, realizada no Brasil.
A reportagem do correspondente internacional Jamil Chade, revela que o dirigente da Fifa foi responsável por um acordo milionário para vender ingressos para o Mundial no Brasil por valores quatro vezes acima do preço de tabela.
Em seu perfil no Facebook, Chade revelou os bastidores da denúncia. Segundo ele, o empresário Benny Alon, da JB Marketing, distribuiu e-mails com dados sobre o caso a apenas dez jornais do mundo, em uma sala em Zurique, na Suíça, onde fica a sede da entidade máxima do futebol.
"Ninguém sabia o que esperar e ficamos cinco horas lendo e questionando cada vírgula dos e-mails apresentados", conta. Porém, ao verificar o conteúdo apresentado, os jornalistas perceberam que se tratava de uma das principais denúncias contra dirigentes da Fifa.
Aos repórteres também foi apresentada a mala usada por Valcke para levar o dinheiro arrecadado com o esquema de corrupção de venda ilegal de ingressos. "Ao meu lado, Owen, do Guardian, parecia não acreditar. Jennings, [da BBC] também na sala, apenas ria. Todos escreviam sem parar".
Apesar de os jornalista terem recebido uma refeição por parte dos denunciantes, ninguém comeu. "Praticamente ninguém comeu. Todos estavam ocupados devorando os documentos", conta Chade.
O correspondente do Estadão revela que conseguiu dar a reportagem em primeira mão por ter tido o apoio da equipe do jornal em São Paulo – Robson Morelli, Marcius Azevedo, Viviane Bittencourt e Luiz Prósperi – que organizaram o material para subir no portal as imagens de trechos reveladores dos e-mails que denunciaram Valcke.
A repercussão do caso ocasionou, nove horas depois, no afastamento de Jeróme Valcke da Fifa. Para os repórteres, o trabalho tinha apenas começado. "Nove horas depois da publicação, o afastamento de Valcke. Não deu nem tempo de voltar para casa", completou.
Leia também
--
-






