Jornalista do DF é alvo de racismo no Facebook; Polícia Civil investiga o caso

A jornalista brasiliense Cristiane Damacena tem sido alvo de racismo no Facebook desde a semana passada. Ela publicou uma foto no dia 24 de abril e, cinco dias depois, passou a receber diversos comentários agressivos publicados por perfis falsos.

Atualizado em 06/05/2015 às 12:05, por Redação Portal IMPRENSA.

tem sido alvo de racismo no desde a semana passada. Ela publicou uma foto no dia 24 de abril e, cinco dias depois, passou a receber diversos comentários agressivos publicados por perfis falsos.
Crédito:Reprodução/Facebook Jornalista tem sido ofendida gratuitamente na rede social
“Quanto está essa escrava?”, perguntou uma usuária da rede social. Outra a chamou de “macaca” e houve também quem sugerisse chamar o Ibama. A lista de ofensas continua: “Quem deixou essa macaca fugir do zoológico?”, “Teve que acender todas as luzes da cidade para ela poder aparecer na foto”, “Fugiu da senzala?” e “Se reparar a cor do vestido é amarela porque lembra a banana para ela. Cor preferida do macaco”, são algumas das publicações.
Cristiane decidiu não se pronunciar sobre o caso. "No momento, não estou podendo falar. Foi uma orientação do advogado. Ainda estamos nos ambientando e não temos definição ainda de como agiremos", disse ao jornal carioca Extra .
A dela já tem mais de 500 compartilhamentos, 20 mil curtidas e milhares de comentários. Após a série de ataques, internautas publicaram mensagens de apoio à jornalista e entidades ligadas ao movimento negro também repercutiram o caso em suas páginas oficiais para condenar o caso.
Segundo o Diário da Manhã , a Polícia Civil, por meio da 26ª Delegacia de Polícia, de Samambaia (DF), investiga o caso e já enviou pedidos de esclarecimentos de contas para o Facebook.