Jornalista do Brasil de Fato é preso em Curitiba ao cobrir reintegração de posse

Pedro Carrano, jornalista da redação paranaense do jornal Brasil de Fato, foi preso nesta terça-feira (10 jan/23) ao cobrir uma reintegraçãode posse em Curitiba.

Atualizado em 11/01/2023 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista foi colocado no camburão da viatura e levado ao batalhão mais próximo. Crédito: Reprodução Plural O despejo das cerca de 200 famílias que viviam há seis meses no local começou pela manhã, quando a PM isolou a área. Carrano teria sido detido ao ser encontrado junto aos moradores. Ao site de notícias Plural, o profissional disse que acessou o terreno por um lado sem bloqueios e que não havia situação de conflito que justificasse o impedimento da presença da imprensa.
O celular do jornalista foi tomado pelos policiais e levado ao batalhão. A Polícia Militar emitiu nota alegando que o repórter desrespeitou ordem policial. "Ele foi abordado e conduzido para a confecção de termo circunstanciado, que será encaminhado à justiça”, informou a corporação.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) condenaram a detenção de Pedro Carrano e cobraram ações da Secretaria de Segurança Pública, do comando da PM e do Ministério Público.