Jornalista diz que Barack Obama é "inimigo da liberdade de imprensa" nos EUA

James Risen recebeu o prêmio Herbert Block de liberdade de expressão por proteger fonte

Atualizado em 19/08/2014 às 11:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Em entrevista à colunista Maureen Dowd, do jornal The New York Times , o jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer James Risen acusou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de ser "o maior inimigo da liberdade de imprensa que já encontramos em pelo menos uma geração".
Crédito:Reprodução Jornalista afirmar que Obama promove censura sobre jornalistas
Segundo ele, o presidente promove censura sobre jornalistas que procuram expor ataques do governo. "É hipócrita. Muita gente ainda acha que isso é algum tipo de jogo ou de sinal. Eles não querem acreditar que Obama quer acabar com a imprensa e os denunciantes. Obama é o maior inimigo da liberdade de imprensa em uma geração", declarou ele, que também integra a equipe do jornal americano.
A Procuradoria Federal cobra ao jornalista, desde 2006, a confirmação da identidade de um homem que seria a fonte do livro "State of War" (Estado de Guerra), sobre a CIA e o governo de George W. Bush.
A fonte em questão foi utilizada num capítulo que discorre sobre uma operação da inteligência americana no Irã. Risen pode ser detido por desacato caso insista em manter segredo. Na última quarta-feira (13/8), o jornalista foi agraciado com o prêmio Herbert Block de liberdade de expressão.