Jornalista disputa na Justiça direito sobre cópias originais da "Lista de Schindler"

Erika Rosenberg, biógrafa da viúva de Oskar Schindler, quer recuperar documentos guardados por uma instituição judaica em Israel.

Atualizado em 10/03/2015 às 17:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A jornalista argentina Erika Rosenberg entrou com um processo contra a instituição judaica Yad Vashem, de Israel. As partes disputam a propriedade de uma série de documentos que pertenceram ao industrial alemão Oskar Schindler, responsável por salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Crédito:Reprodução/Google Jornalista quer a posse dos documentos de Oskar Schindler
Segundo a AFP, os documentos — entre os quais quatro cópias originais da famosa "lista de Schindler", com os nomes de todos os judeus salvos — estão sob posse da Yad Vashem desde 1999. Erika, porém, acusa a instituição de se apoderar ilegalmente do material, que deveria pertencer ao inventário de Emilie Shindler, viúva de Oskar.
A jornalista escreveu a biografia de Emilie, morta em 2001, além de ser responsável por seu testamento. A alemã não deixou descendentes e fez de Erika a curadora de seus bens. O que a instituição alega, por outro lado, é que esses documentos nunca pertenceram à viúva de Schindler.
A maleta que durante anos escondeu todo o material foi encontrada pelos filhos de Annemarie Staehr, uma amiga e, supostamente, amante de Oskar Schindler. O que Erika defende é que o Staehr roubou os documentos, enquanto a Yad Vashem diz que a mala foi entregue à mulher como um presente. A entidade é encarregada, por lei, de conservar e estudar todos os documentos históricos relacionados ao Holocausto.
O Tribunal de Justiça de Jerusalém fará uma primeira audiência para decidir com quem ficam os documentos em 15 de abril. A história de Oskar Schindler ficou conhecida no mundo todo através do filme "A Lista de Schindler", de 1993, dirigido por Steven Spielberg. O alemão conseguiu resgatar cerca de 1,2 mil judeus de campos de concentração na Polônia colocando-os para trabalhar em suas fábricas.