Jornalista deve saber atuar em diversas mídias, destacam participantes de audiência pública

Jornalista deve saber atuar em diversas mídias, destacam participantes de audiência pública

Atualizado em 23/03/2009 às 16:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Na primeira audiência pública realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para discutir mudanças no conteúdo pedagógico das grades dos cursos de Comunicação Social, destacou-se a importância de uma formação que possibilite ao profissional atuar em diversas mídias.

Divulgação
José Marques de Melo
Além disso, pesquisadores, professores, estudantes e coordenadores de cursos defenderam na última sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, o aprofundamento de três fatores: ensino, pesquisa e extensão e o papel do estágio na formação do jornalista. Para o jornalista e professor José Marques de Melo, presidente da comissão criada para discutir as mudanças, "a audiência mostrou que o principal consenso que temos é a busca comum pela melhoria da qualidade do ensino de jornalismo nas instituições de educação superior do país".

Paulo Roberto Wollinger, diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, afirmou que "algumas profissões passaram por profundas mudanças nos últimos anos e por isso faz-se necessária a revisão das diretrizes curriculares de diversos cursos. O que estamos discutindo é o aprimoramento do processo de formação, e o jornalismo está sendo o primeiro deles".

Participaram da audiência representantes da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), além de professores e alunos de instituições públicas e privadas.

O próximo encontro terá como público representantes do mercado de trabalho do jornalismo e será realizado no dia 24 de abril, no Recife, informou o Ministério das Comunicações.

Leia mais